Escola e Democracia 45ª Edição

Escola e Democracia 45ª Edição

Código: 978-85-7496-512-3

QUARTA CAPA

Como indicado no título, o eixo em torno do qual gira o conteúdo desta obra são as relações entre educação e democracia. Se é razoável supor que não se ensina democracia por meio de práticas antidemocráticas, nem por isso deve-se inferir que a democratização das relações internas à escola é condição suficiente de preparação dos jovens para participação ativa na democratização da sociedade. Não se trata simplesmente de optar entre relações autoritárias ou democráticas no interior da sala de aula, mas de articular o trabalho desenvolvido nas escolas com o processo de democratização da sociedade. A prática pedagógica contribui de modo específico, isto é, propriamente pedagógico, para a democratização da sociedade na medida em que se compreende como se coloca a questão da democracia relativamente à natureza própria do trabalho pedagógico, que, por sua vez, implica uma desigualdade real (no ponto de partida) e uma igualdade possível (no ponto de chegada).

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Categorias: E-book, Educação contemporânea, Lançamentos, Produtos da Página Principal
Tag: Autor Dermeval Saviani

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Detalhes

“Esse livro pode ser considerado o manifesto de lançamento da Pedagogia História-Crítica”. Desde seu lançamento na primavera de 1983 até a presente edição, já foram vendidos mais de 250 mil exemplares, em português, inglês e espanhol, o que o coloca entre um dos maiores long-sellers da história da Educação Brasileira. O primeiro capítulo apresenta o diagnóstico das principais teorias pedagógicas, apontando as contribuições e os limites de cada uma delas, e termina com o anúncio da necessidade de uma nova teoria. O segundo capítulo é o momento da denúncia. Pela via da polêmica, procura-se desmontar as visões que se acreditavam progressistas, de modo que se abra caminho para a formulação de uma alternativa superadora. O terceiro capítulo apresenta as características básicas e o encaminhamento metodológico da nova teoria, que passou a se chamar de pedagogia histórico-crítica. Finalmente, no quarto capítulo, são esclarecidas as condições de produção e operação da pedagogia em sociedades como a nossa, marcadas pelo primado da política sobre a educação.
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